Enotria Tellus

Os gregos antigos chamavam a Itália, Enotria Tellus, que significa "terra das vinhas sustentada por estacas".

Na Itália, a videira é cultivada em todos os lugares; É presente em cada região e cada um delas possui variedades de uvas nativas (autoctone), muitas vezes esquecidas ou subestimadas. Cada região na Italia produz vinhos, praticamente desde sempre. Ver estas vastas extensões de vinhas, se apreende o nome pelo qual os gregos antigos a-chamavam: ENOTRIA TELLUS.

O vinho era visto como um recurso essencial para a sobrevivência das pessoas, por muitos séculos, o vinho na Itália foi considerado um alimento real, portanto, mais vinho produzido, melhor!

A uva Barbera se espalhou no Piemonte e em várias regiões da Itália central. A Barbera tradicionalmente indicada no genere feminino (Barbera) é a uva menos antiga das outras uvas cultivadas no Piemonte, como a uva Moscati, Grignolino e Nebbiolo. É uma videira cujo cultivo tem sido bastante expandido ao longo dos anos e hoje é a videira mais difundida do tipo vermelha na região. 

Na aldeia de Mombaruzzo, na provincia da cidade de Asti, distante a 40 minutos da cidade de Alessandria, se encontra o maior cultivo do vinhedo da Barbera, 70 hectares de propriedade da empresa agrícola Pico Maccario, chamada a Rosa dos Vinhos. A rosa se tornou a marca desta empresa, mas è  também presente nos vinhedos com dupla função, para indicar o ponto de cada linha da videira e proteger das doenças que poderiam afetar as vinhas.

Em uma "pirâmide de qualidade", onde o ápice representa o nível mais alto de qualidade. As categorias, a partir do nível mais baixo de qualidade até o mais alto, são definidos da seguinte forma:

  • Vino da Tavola (vinho da mesa)

  • IGT (Indicazione Geografica Tipica)

  • DOC (Denominazione di Origine Controllata)

  • DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita)

Algumas denominaçoes também estabelecem tipo adicionais, atribuídos aos vinhos que possuem características especiais de produção e que são indicados no rótulo com os seguintes termos: 

  • Clássico - indica um vinho produzido na área mais típica e conhecida da denominação que a-pertence.

  • Superior - é um vinho com um teor de álcool maior do que os requisitos mínimos da denominação, por exemplo EPICO Barbera dAsti Superiore DOCG -Pico Maccario

  • Reserve - é um vinho que passou por um processo mais longo envelhecimento do que os estabelecidos nos requisitos mínimos denominação.

  • A categoria IGT (IGT) define áreas de produção bastante grande, na maioria dos casos uma região inteira, e permite a produção de vinho com uvas autorizadas e recomendadas na área, que muitas vezes inclui uma ampla seleção, deixando o produtor, uma maior liberdade de produção. Esta categoria, enquanto que representa o primeiro nível de qualidade reconhecido por lei, na verdade, inclui uma quantidade significativa de vinhos de alta qualidade e não tem escassez de surpresas agradáveis. A categoria DOC (denominação de Origem) define uma área, geralmente mais estreita do que um IGT, tendo critérios mais rígidas de produção em comparação com a categoria anterior.

  • DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) localizado no nível mais alto do sistema, define áreas de produção com critérios de produção muito limitada e avaliação mais rígida em relação a todos os outros. Garrafas de vinho que pertencem a esta categoria devem ser marcados, a fim de assegurar o conteúdo do frasco e para evitar a contrafacção, com selos são numerados e emitido pelo estado italiano indicando também o nome de appartenenza 

    E nestas verdes colinas não somente de gosto e sabor se vive, mas também de bem estar fisico. A destilaria Berta, produz grappa desde 1866, restaurou a residência de Villa Castelletto do século XVIII e fez renascer não apenas o hotel, bem como um centro de bem-estar extra-luxo dedicado a "terapia de grappa".

Em cavernas subterrâneas, se pode desfrutar de aromaterapia, enriquecida pelos aromas de óleos essenciais, especiarias e aromas destilados da casa Berta. Todo este bem estar se encontra no meio de um parque de oito hectares que funciona também como rota didática do territorio dando ênfase ao valor e o compromisso que a Famíla Berta tem com o territorio. Do parque se pode admirar a paisagem chegando atè os Alpes.