D.O.P

D.O.P. è um Prêmio dado aos produtos agrícolas e géneros alimentícios cuja fases do processo de produção, são realizados na área geográfica delimitada.

D.O.P. = Denominaçao de Origem Protegida è a Robiola, este queijo feito de leite de cabra nesta pequena cidadezinha chamada Roccaverano.  Com 458 habitantes na provincia di Asti no Piemonte.

Robiola di Roccaverano é o único queijo DOP italiano que pode ser produzido exclusivamente com o leite de cabra, e vaca e de ovelha. No entanto, deve ser presente, pelo menos, 50% de leite de cabra, os restantes 50% pode ser leite de ovelha ou leite de vaca. É um queijo fresco, e a maturação depende da microflora leitosa presente no leite exclusivamente transformado em bruto, sem a adição de fermentos.

D.O.P. è um Prêmio dado aos produtos agrícolas e géneros alimentícios cuja fases do processo de produção, são realizados na área geográfica delimitada e cujo processo de produção é em relação a uma especificação do produto. Estas características são essenciais ou exclusivamente, ao meio geográfico, incluindo os factores naturais e humanos.

Roccaverano è uma aldeia no territorio do monferrato, a mais representativa, a mais extensa, o que justifica a essência de montanha de todo o território. Isolado na grande colina, rodeado pelo claustro de torres que têm por séculos sua defesa, imersos em uma paisagem de bosques e terraços, fazendas e pastagens. Roccaverano é envolto em uma dimensão mística acima do tempo e do espaço.

Cada casa, cada porta, cada imagem pintada ou esculpida de suas igrejas transborda história, fatos e acontecimentos dos séculos passados.

Na igreja de San Giovanni Battista, se tem a prova disto; com uma fachada do século XIX, o edifício manteve algumas características românicas. Parece que a primeira construção já existia antes de 1200, talvez em torno do ano 1000. Mas a a verdadeira beleza è no seu interior, afrescos, cheio de detalhes e cores impressionantes presente nas vegetações e tecidos de damasco, que vestem os personagens e algumas configurações. 

Mas nao se abandona esta a pequena cidade de Roccaverano, sem saborear os pratos da senhora Giselda. Na Osteria Bramante voce se sente em casa, com pratos tipicos, do Piemonte; carne crua, o vitello tonnato e  gnocchi con o queijo robiola, faz com que Roccaverano seja per sempre.