Tutti pazzi per il tartufo!

No Outono, o Tartufo faz a sua entrada triunfal! Para comer o melhor tartufo branco è aqui que se deve chegar: no Monferrato, Langhe e Roero.

Na cidade de Alba é, sem dúvida, a capital não só a nível nacional, mas mundial desta iguaria. Na cidade de Alba foi inaugurada a feira do Tartufo e dura atè o dia 26 de novembro. Todos os sábados e domingos acontece o mercado mundial de trufas brancas. As trufas sāo pesadas, avaliadas, e principalmente atravès o seu perfume se pode conhecer o seu valor. No Centro Nazionale Studi Trufle se pode aprofundir informaçoes e seguir a "bolsa de valor do tartufo".

O "tartufo" è um cogumelo subterraneo em forma de raiz e portanto se acha somente em baixo da terra. Não se acha Tartufo em qualquer terra. O tartufo vive em simbiose com certas qualidades de arvores como: o nocciolo (avelas), o pipo, quercia (carvalho), o tiglio.

No século XVIII, O Tartufo era considerado uma delicadeza em todas as cortes Europeias. Era uma diversão assistir a “caça” ao Tartufo. Hoje os lugares sāo secretos. Pedaços de terra com a presença de tartufo são mantidos secretamente. Difícil achar alguém que queira compartilhar esta maravilhosa e rica descoberta.

E quem acha o Tartufo? O melhor amigo do homem, o Cachorro! Estes animais valem mineiras de ouro. E’ Fantastico… e maravilhoso pensar em todo o processo que existe atras deste maravilhoso e raro cogumelo subterraneo. 

E' graças ao olfato do pequeno amigo do homem, o cachorro, è possível achar as trufas. O cachorro desde pequeno è treinado, à procurar o precioso fungo subterrâneo. Quando a descoberta è feita pelo olfato do cachorro, o proprietario do animal terminerà o trabalho com um instrumento adequado. E’ um trabalho de time, entre homem e o cachorro.

A caça geralmente acontece à noite, pois o cachorro è menos disturbado e o seu olfato se concentra melhor.  O perfume do tartufo è unico...  do gosto simples e sofisticado. Para degusta-lo è sempre conselhavel escolher o classico tagliolini e depois abir-se à novas experiencias e escolher acostamentos exoticos, como nos varios eventos do Foodies Moments organizado pela Feira do Tartufo Branco, com grandes chef do territorio.

Tartufo com ostriche e champagne? O que voce acha? Esta combinaçao guiada pelo chef Flavio Costa do restaurante 21.9 pode ser o antipasto para se esticar atè o seu hotel de charme e viver uma experiencia à 360° junto com a magnifica Cantina da Cascina Tenuta Carretta com 480 mil garrafas, cercada completamente de verdes colinas.