O Bosque Sagrado!

Lu, estas duas letrinhas sāo o nome desta pequena cidade nas colinas do Monferrato, na regiāo do Piemonte. O nome “ Lu” è a abreviaçāo de Lucus, a palavra em latim, com que os romanos chamavam genericamente os bosques sagrados para os deuses, muitas vezes colocando um pequeno templo-santuário dedicado aos deuses.

Bosques sagrados para os deuses, è o nome merecido, ao pequeno paesino de LU!  Muitos são os bosques que rodeiam Lu. As árvores, consideradas quase sagradas, hoje são os "noccioli" (arvorês de avelās), uma das glórias da pequena cidade é a grande produção de avelãs, chamadas "Tonda Gentile Trilobata". Este tipo de produçāo, tem sido estudado por pesquisadores, alemães, pela tecnologia eficaz usada e o modelo da cultivaçāo.

A avelã é um produto importante do Piemonte, usado em "pasticceria" e em muitas delicias ao chocolate, como os Gianduiotti, chocolatinhos tipicos do Piemonte e na famosa Nutella como o ingrediente principal.

As avelās de LU, estão entre as mais procuradas e valorizadas pela sua alta qualidade. Uma das minhas ultimas descobertas foi, a crema de Nocciola IGP CORILU, realizada exclusivamente com a Avelã IGP do Piemonte, sem qualquer tipo de óleo...è tudo naturalmente buonoooooo e maravilhoso.

IGP è a sigla que significa: Indicação Geográfica Protegida, indica a origem de uma marca, que é fornecido pela União Europeia aos produtos agrícolas e alimentares, onde uma determinada qualidade, reputação ou outra característica, depende da fonte de localização geográfica, e cuja produção, transformação e / ou processamento ocorre em uma área geográfica específica.

Lu Monferrato sempre teve uma posição geografica muito tàtica no periodo Romano, localizada no monte mais alto do baixo Monferrato em relação à planície de Alessandria -PI, era uma possessão cobiçada pelos vários inimigos que enfrentaram-se por estas terras, muitas vezes causando destruição e miséria.

A torre encontra-se no ponto mais alto do vilarejo, e garante uma vista panoramica de 360 graus pelas colinas do Monferrato.

Em um território onde ainda existe uma população e uma cultura fortemente ligada à actividade agrícola o ritmo da vida segue as estaçoes do ano. A vida aqui è tranquila ao ritmo lento onde na praça central se concentra os serviços basicos: uma trattoria, o banco, o mercadinho, o correio, o bar / cafe e o tabacchi (vem da palavra tabaco, o cigarro), o necessario para uma boa qualidade de vida.

 

Lu está no centro de dois triângulos: 20 quilómetros de Alessandria, Casale Monferrato e Asti e distante de 100 quilômetros de Torino, Milano e Génova.