SPA DAY pelas Verdes Colinas do Monferrato e Langhe

Este maravilhoso costume, ja vem dos antigos romanos, que sabiam o quanto era importante o ocio e o cuidado com o proprio corpo. Os centros termais ou SPA, não eram apenas uma maneira de passar o tempo, mas um verdadeiro ritual. Era um lugar de relaxamento e de socialização. Os centros termais, eram de acesso público, principalmente em Roma, todos podiam frequentar, sem destinçoes de classe social de filiação.

Quando penso, que hà mais de 3000 anos atrás, os Romanos, ja sabiam que a vida tinha que ser celebrada e vivida… digo: ah questi pazzi romani, ne sapevano tutte! E’ graças, ao romanos, e tambèm aos gregos, que recebemos este maravilhoso bom costume; o cuidado do proprio bem-estar.
Esta famosa frase : “mente sana in corpo sano” foi dita pelo poeta Giovenale, no seculo I d.C. e criticava os homens, que se dedicavam, somente a riqueza e a fama. Invez, Giovenale, dizia que somente os dois valores, para os quais valia a pena invocar os deuses: era a saúde da mente e do corpo!!

As vezes me pergunto se houve evoluçao da parte do homem ou nao?

Os Romanos, famosos pelas magnficas construçoes de ingenheria, daquela epoca, souberam usar-la, dando espaço ao cuidado do proprio corpo e ocio, na vida cotidiana. Construiram canais de distribuição de agua, em toda a Italia. E graças à estes sistemas de distribuiçoes de agua termais, a Italia è repleta de SPA com aguas termais de águas sulfurosas, águas de sulfato e outras tipologias. Cada tipo de agua è indicada para um especifico tratamento.

Vir à Italia, e nao desfrutar destas maravilhas, seria como nao comer a sobremesa e nao apreciar, o bom, que este paìs tem à oferecer. 

6P_PIEMONTE- SPA DAY.jpg

 

Nas quentes aguas podemos reequilibrar o nosso organismo e ajudar a estimular a beta-endorfina presente no nosso corpo. A beta endorfina são hormônios de proteínas que actuam como neurotransmissores, que está envolvida na transmissão de mensagens através do sistema nervoso, ou seja è responsável pelo nosso bem estar. A verdadeira SPA deve ser completa: Significa a capacidade de dar relaxamento psico-física, estimulando de forma equilibrada todos os 5 dos sentidos individuais. Aromas, sons, cores, o tocar e pressionar o corpo como se deve, infusões de ervas e o correto espaço na área de relaxamento, è tudo necessário e decisivo. Cada aspecto deve contribuir para um equilibrio total (um equilíbrio redondo), para criar e doar esse estado de harmonia.

colline barbaresco

E’ nesta maravilhosa paisagem, Patrimônio Mundial da UNESCO, que abandono todo o corpo fisico e ativo meus 5 sentidos e penso o quanto os romanos influenciaram a nossa vida.