No Monferrato tem talento

O que é o talento?

Um presente inato ou uma inclinação para ser desenvolvida? Uma capacidade determinada por fatores biológicos ou uma atitude natural que pode ser treinada? Existem opiniões divergentes e alguns dizem que vêm da ciência.

O que foi cientificamente reconhecido é que a origem do talento é muitas vezes associada a algumas estruturas geneticamente transmissíveis que podem ser destacadas em uma idade precoce e fornecem uma base para a construção da excelência.

Henri Frédéric Amiel (filosofo, poeta e critico Suíço) disse: “fazer facilmente aquilo que para os outros è dificil, isto è talento.”

Uma das coisas que mais gosto nas minhas descobertas è encontrar pessoas. Pessoas que gostam de compartilhar a propria historia, uma paixão ou somente compartilhar o proprio tempo, coisa rara neste tempos.

 

Pelas colinas do Monferrato, encontro Anna. Anna vive a Frassinello Monferrato, e do seu jardim, todos os dias pode admirar o por do sol das colinas Monferrine. Anna segue uma paixão, a paixão pela Argila. Anna è a prova que o talento è geneticamente transmissível. Seu tio, Leonardo Cusanno, o tio Dino, era um ceramista de muito talento no Monferrato e foi reconhecido (um dos poucos) pela Associação de Excelência dos Artesões da Provincia do Piemonte. 

Hoje o laboratório do tio Dino, è cheio de objetos de Anna, mas a atmosfera è cheia de história, de beleza antiga e de tradiçāo transmitida de pai para filho e neste caso de tio para sobrinha.

Os artesãos na Itália sempre foram os guardiões de uma tradição cheia de sacrifícios, erros e singularidade. Na epoca Medieval, a distinção entre artista e artesão era muito sutil, se realmente existisse. Leonardo Da Vinci dedicava, ao desenhar seus próprios prodígios mecânicos, o mesmo amor e cuidado que ele donava as representações pictóricas e escultóricas.

Quando se compra um produto artesanal, se compra uma pequena fatia de história e tradição, símbolo de um sistema de relações em um intercâmbio contínuo de experiências culturais, sociais e econômicas.

Viaje com um “local” e descubra as belezas escondidas deste territorio.