Hospede-se em um Castelo na Italia, no Piemonte.

Piemonte significa "ai piedi delle montagne", PIE - pè ; MONTE - montanha e corresponde a posiçao geografica desta Regiao. na Italia. A área é conhecida por ser um dos maiores distritos de vinhos italianos com vinhos mundialmente famosos - Barolo, Barbera, Barbaresco, Dolcetto e Spumante. No Piemonte, tradições e história vivem em serenidade, caracteristicas nao facil de encontrar-se. Muitas pessoas que visitam o Piemonte têm um grande interesse em comida e vinho e é exatamente por isso que a área é famosa. Aqui você conhecerá pessoas que estão procurando o genuíno e vêm aqui para beber um bom vinho, saborear uma comida fantástica e saborear as melhores trufas brancas.
Ha duas horas de distância, è possivel visitar os Alpes cobertos de neve, mas querendo mudar a paisagem, em uma hora de viagem de carro, as praias ensolaradas da Riviera italiana, te esperam. Um verdadeiro paraíso.

Das verde colinas do Monferrato se avistam os alpes suiços e franceses

Das verde colinas do Monferrato se avistam os alpes suiços e franceses

O territorio do Monferrato oferece um cenário verdadeiramente único e a oportunidade de passar alguns dias na beleza italiana entre castelos e jardins è possivel. A herança deste territorio de acastelado é a melhor aposta que, juntamente com a beleza da paisagem de vinhedos e florestas, nos leva aos tempos antigos, como o Castello di Gabiano, situato no alto das Verdes Colinas no pè da Vale do Pò, è entre os mais antigos Castelo do Monferrato.

O Castello di Gabiano, do seculo VIII apòs seculos de disputa por varias familhas, foi reformado em 1907.  A sua restauraçao foi inspirado em fotos, estampas antigas revelando-se uma verdadeira testemunha para a historia do Monferrato.

Depoois de anos de trabalho paralisado a causa da guerra, nos anos 30 o trabalho reinicia e hoje è um dos castelos do territorio monferrino com caracteristicas tipicas do periodo neomedieval

A propriedade cobre 260 hectares e 20 de vinhedos, com parque e jardim com um fanatstico labirinto natural, um verdadeiro exemplo historico  da restauracao paesagistica dos anos 30.

No Castello di Gabiano è possível dormir nas 12 suites/apartamentos disponíveis decorados com elegância e modernidade sem subtrair o brilho de séculos de historia. Produtor de vinhos, ha uma esplendida adega que mantém mais de 20 rotulos de vinhos, entre branco, vermelho e rosè. 

Jà na cidade de Alessandria, encontra-se o Castello de Piovera, em um pequeno vilarejo chamado Piovera. Um castelo, mais concentrado pelos fatos historicos, por isto a sua visita è muito interessante. Entre os raros castelos deste territorio, o castelo de Piovera è localizado em uma terra pródiga, porque contornada pela confluência de muitas correntes de água, em posição privilegiada, pela passagem dos ricos comerciantes da famosa "Via del Sale" e dos peregrinos que percorrem a Via Francigena de Roma a Paris.
O Castello di Piovera foi costruido no seculo XIV e passou pelo dominio dos espanhois, dos savoias ate chegar ao atual proprietario dos contes italianos.

O Castello di Razzano é contornado por 20 hectares de vinhedos onde produzem Barbera, Pinot Nero, Nebbiolo, Croatina, Merlot e Chardonnay. No vilarejo chamado Alfiano Natta (nome da família dos primeiros proprietários), na provincia de Alessandria, o Castelo foi construido em 1697 e reformado no 2006 com a reabertura do Relais. Uma viagem onde bom gosto, relax e natura sao a combinaçao perfeita para quem è a procura do autentico estilo da “dolce vita” italiana.

MG_6772.jpg

Um Castelo

que tambem è um Relais.

Locomovendo-se pelas Verdes Colinas, pegamos a estrada sentido Ovada (sempre Monferrato) e encontramos o Castello di Tagliolo e a sua historia inicia 1000 anos atras. Hoje conserva a sua beleza autentica. Sua aparência remete aos tempos antigos, como se fosse um mundo encantado e nunca tocado. A fortaleza se desenvolve ao redor do borgo medieval, com suas ruas estreitas, paredes de pedra e arquivoltas.

A historia do Castello di Tagliolo é o resultado de toda uma série de intervenções e renovações: no século XVII, transformou-se de fortaleza militar em residência nobre e, daquele passado à hoje, só restam os drenos da ponte levadiça e a torre de alistamento.

No Castello di Tagilolo sao disponivies 4 apartamentos, decorados de gusto rustico, simples, mas aconchegante para passar dias de relax descobrindo as belezas deste pedaço do Monferrato e degustando os vinhos de produçao do Castello di Tagliolo.

Muitos castelos no territorio do Monferrato, no Pimeonte, sao propriedades privadas e nao disponiveis ao publico, mas com a Associaçao “Castelli Aperti” as possibilidades de visitar-los aumentam. Domingo 21 de abril de 2019, inicia o festival Castelli Aperti, o projeto, que prevê a abertura de abril a outubro de setenta casas históricas, museus, palácios, jardins e torres, uma verdadeira conquista para um territorio repleto de historias e grande descoberta e fascinante património cultural e arquitectónico piemontese.

alessandra nardim