O azul-turquesa do mar da Liguria

Um território para quem ama a moutainbike, pratica mergulho e escaladas.

A Riviera di Ponente é dividida em "Riviera dei Fiori" e "Riviera delle Palme". 

Na Riviera dei Fiori, que vai da cidade de Ventimiglia à cidade de Cervo, se encontram numerosos vilarejos medievais, ainda perfeitamente intactas, rodeadas pela natureza intocada. A cidade de Savona, rica de história e cultura com suas praias que se estendem por quatro quilômetros, è também uma das principais cidades portuarias para cruzeiros do Mediterrâneo.

A Riviera delle Palme é o trecho da costa da Ligúria, que se estende da cidade de Varazze atè a cidade de Andora. As praias de areia branca dão lugar a trechos curtos da planície contornadas pelos Apeninos.

Do mar azul-turquesa ao mundo subquático, com penhascos brancos, as aldeias de Noli, Bergeggi e Spotorno, se encontram neste Golfo, na Riviera delle Palme; o Golfo dell'Isola. 

Esqueçam, a imagem que temos das praias brasileiras, aquelas extensoes lungas de areia, aqui na Liguria, a areia nao è presente em todas as praias. Mas no Golfo dell'Isola è possivel poder ter este privilėgio. O vilarejo de Noli, praia dos pescadores, rica em peixe e com algumas pequenas enseadas secretas, oferece vista unica. Sao presente muitas falésias, com vista para o mar, um paraíso para os escaladores

A cor do mar do vilarejo chamado Bergeggi é o ponto forte deste trecho: luz verde, azul brilhante, e transparente sob os raios do sol, situado, nas encostas do Monte Sant'Elena com a Ilha Bergeggi, localizada apenas 250 metros da costa. Nesta reserva natural, se pode praticar: mergulho subacqueo e excursoes pelas cavernas ao interno da ilha com a devida autorizaçao. Uma beleza, nao somente paisagistica, mas tambem paleo-etnológico.

No vilarejo seguinte encontra-se Spotorno, constituído por um conjunto de ruas que se cruzam e que a princípio parecem compor uma espécie de labirinto sem saída. Esta conformaçāo de ruas estreitas, na Regiao Ligure sao chamados de "budello". 

Na Riviera Ponente, se esconde tesouros, como, um dos borgos mais bonitos da Itália, chamado, Finalborgo. As impressionantes muralhas que cercam esta aldeia, ainda bem preservadas e visíveis, fazem com que este borgo seja encantador, quase como voltar atras no tempo e viver por um momento o ano medieval desta pequena aldeia.

Mas não sò de encanto se vive, este território è rico e variado de trilhas, caminhadas para todos os gostos com mais de 500 km de caminhos sinuosos, das montanhas para a praia; fazem de Finale Ligure, uma das metas mundiais de ciclismo de montanha.

A Liguria tem um clima privilegiado, e visita-la è possivel o ano inteiro. Mergulhe no Mar Cristalino da Ligúria, aqueça-se nas praias ensolaradas e descubra mais tesouros escondidos desta Regiao.