Primo - Secondo - Contorno e Dolce

E poi, vuoi anche un cappuccino?

A cozinha é, sem dúvida, uma parte importante da cultura italiana. Conhecida em todo o mundo, especialmente por massas, pizzas e sorvetes, mas a variedade de sua comida é muito mais rica. Graças à importância de cozinhas regionais, e sobretudo aos pequenos vilarejos, orgulhosos de suas tradições e especialidades culinárias, se pode dizer que o número de receitas italianas sao quase ilimitadas.

Para se ter uma ideia a pasta chamada “agnolotti”, tipica do Piemonte, hà inumeras receitas diferentes em uma distancia de 20 km. E è melhor nāo perguntar qual è o melhor “agnolotto” ou a receita mais correta, seria inutil. Mangiamola che è meglio :-)

No site welovepasta da associaçao das industrias do doce e da pasta italiana, sāo classificadas 300 tipos de pasta, ma se considerarmos todas as pastas feitas em casa, este numero triplica certamente.

Sentar na frente de uma prato de pasta nāo è somente para saciar o apetite, è descobrir historias e sabores antigos que fizeram desta terra um dos melhores destinos que se possa combinar gusto e gosto.

A Pasta recheada “agnolotto” piemontese, aparece no sul do Piemonte, no século XIII, mais ou menos e só depois se espalha pelo norte. Ninguem sabe realmente quando ele nasceu, e como se presentava, certamente era muito diferente de come se presenta oggi; Provavelmente já era conhecido pelos árabes, talvez até no final dos tempos romanos.

Foi na cidade de Gavi Ligure, provincia de Alessandria, em 1200, a família Raviolo, serviu o prato de massa, dentro da propria pousada... algo que se assemelhava a um prato de ravioli.

Em 1182, foi a primeira vez na história em que o ravioli-agnolotto é mencionado, mas há citações mais antigas. A gama de nomes derivantes è sem fim: agnolotti, agnellotti, ravioli, raffioli, anolini e anellotti, tortellini, cappelletti. E acabo de descobrir o agnolotto feminino! Sim, porque na cidade de Canelli (provincia de Asti) se torna a raviola, e confirmado que a palavra nasce da 'ravita' ou 'graviola' que significava mulher grávida.

A sua forma original no Piemonte nasce redonda (do anulòt , dialeto torinese, que era o ferro usado, para cortá-los em forma de anel), depois se transforma tornando-se de forma quadrado.
Enfim, a forma tradicional do agnolotto é quadrada, com o recheio fechado por duas folhas de massa de ovo. A principal característica do agnolotto piemontese em relação a outras especialidades de massas recheadas do resto da Itália é o uso de carne assada para o recheio. Por isto nao existe uma receita definida do recheio, pois cd um usa a propria receita de carne assada adicionando verdura ou nao.

Em uma recente reportagem, li que muitos estrangeiros que visitam a Italia se estressam no momento de escolher os pratos na frente de tantas escolhas; Primo - Secondo - Contorno e dolce

Nao è facil, vejo que os convidados brasileiros ficam perdidos e em muitos restaurantes o serviço nao ajuda. Um dos bons motivos para escolher uma viajem com uma pessoa “local” transformando estes momentos particulares em experiencias.
Me lembro de um episodio que aconteceu com um amigo em um restaurante italiano em Milano; Enquanto esperavam o prato principal, meu amigo faz a pergunta ao garçon:

-Avete del burro? (tem manteiga)

-O garçon responde: e poi vuole anche il cappuccino?

Sem meias palavras… Benvenuti in Italia! Preparem-se, pois para o italiano comida è coisa seria e querer mudar algo na mesa è quase impossivel.
James Oliver, chef inglese, em um dos seus programas televisivos disse: a coisa mais dificil è cozinhar para os italianos.

Como nao dar razao? :-)

Superado o problema da decisao na escolha do menu, è necessario decidir onde comer. Conhecer os diferentes significado entre Osteria, Trattoria, Taverna, Ristorante, Pizzeria, Tavola Calda, Paninoteca.. te ajuderà na tua escolha.

Osteria - onde encontrar cozinha tradicional e regional com preços acessiveis.( atualmente muitos usam o nome Osteria, uma homenagem à cozinha tradicional interpretada em veste contemporanea, como no caso Osteria francescana, na Regiao da Emilia Romagna, um dos melhores restaurantes no mundo. A palavra Osteria, nasce da palavra OSTE, do latin hŏspes (gestore), aquele que recebe e que te hospeda na propria casa.
Trattoria - Cozinha popular e semplice
Taverna - A diferença esta sobretudo na decoraçao, mais rustica e simples
Tavola Calda- Oferece pratos quentes e frios prontos, è uma soluçao para quem quer comer veloz sem perder muito tempo à mesa.
Bistrot - A lenda urbana diz que deriva do bystro russo, o que significa "rapidamente" (wikipedia). Pode-se dizer que o Bistrot è um bar de charme e com uma cozinha particular e curada.
Locanda - O termo locanda deriva do latim “locare” que traduzido significa alocar, alugar (wikipeda). Como diz o termo, nao era somente para comer, mas para dormir. Se alugava o quarto na Locanda. Nas Locanda voce encontrerà uma cozinha simples e facil, para uma degustaçao rapida e agradavel.

Aqui alguns endereços onde comer no Piemonte, O guia Gambero Rosso junto com a associaçao Slow food è um otimo começo para encontrar e descobrir as boas, autênticas e tradicionais cozinhas escondidas nos cantos mais fascinantes da Península.

Osteria Del Vicoletto Alba (Cn)
Osteria Dell’arco Alba (Cn)
Locanda Dell’olmo Bosco Marengo (Al)
Battaglino Bra (Cn)
Boccondivino Bra (Cn)
Violetta Calamandrana (At)
Il Moro Capriata D ?orba (Al)
Cacciatori Cartosio (Al)
Madonna Della Neve Cessole (At)
La Torre Cherasco (Cn)
Locanda Dell’arco Cissone (Cn)
Ristorante Del Mercato Da Maurizio Cravanzana (Cn)
La Speranza Farigliano (Cn)
Reis Frassino (Cn)
Lou Pitavin Marmora (Cn)
Repubblica Di Perno Monforte D ?alba (Cn)
Cantina Dei Cacciatori Monteu Roero (Cn)
Osteria Alpino Paesana (Cn)
Corona Di Ferro Saluzzo (Cn)
Osteria Della Pace Sambuco (Cn)
Del Belbo Da Bardon San Marzano Oliveto (At)
La Coccinella Serravalle Langhe (Cn)
Impero Sizzano (No)
Antiche Sere Torino
Consorzio Torino
Locanda Del Falco Valdieri (Cn)

Conhecer um territorio atravès dos seus pratos, ingredientes, nos permite conhecer històrias e tradiçoes locais, e sobretudo encontrar pessoas que neles vivem.

Bem vindo na minha Italia.