Setembro e Outubro o Piemonte renasce

O mês de setembro, aqui nas colinas do Piemonte è fantastico. Começa o periodo da “vendemmia” e pelas colinas o trabalho è intenso, e também um momento ideal para poder visitar adegas ou partecipar de alguma colheita. Cada colheita é diferente da anterior a causa do amadurecimento das uvas, acidez e teor alcoólico. Escolher o momento certo para a colheita de uvas é essencial.
É o momento mais esperado; A videira é uma planta que deve ser seguida em todas as suas fases, desde o despertar até que as uvas estejam prontas. A qualquer momento existe o risco de que algum fenômeno meteorológico ou biológico possa comprometer a cultura ou a própria planta. A colheita geralmente ocorre durante as horas mais frescas do dia, alguns preferem fazer isso à noite, de modo que o calor não inicia uma série de reações químicas indesejáveis.
Para os melhores vinhos, ou naqueles territórios hostis onde a inclinação dificulta a tecnologia, a colheita é manual.
Outras grandes empresas, com terreno plano e linhas bem espaçadas, efetuam a colheita mecânica.
A colheita é um momento esperado e delicado e algumas empresas agricolas desejam mesmo partilhar este momento de grande orgulho e duro trabalho. O mês de setembro è a soma de um ano de trabalho, è o momento que preanuncia o inverno, trazendo mudanças…

IMG_7769 copia.jpg

…e pelas Verdes Colinas, tudo se transforma dando espaço as cores da terra e pelas manhãs as colinas são cobertas de neblina, um dos fatores que ajudam à maturaçao do Tartufo, a umidade, deve ser garantida durante o crescimento do "TARTUFO" ( trufa) e no estágio final de maturação no período de outono-inverno.

Aqui se diz o ditado: “Aria settembrinafresca al sera e fresca la mattina.”

E em outubro acontece uma das feiras mais importantes no mundo culinario, A feira internacional do Tartufo (trufa) Branco na cidade de Alba, nas Langhe, e no Monferrato, no vilarejo de Moncalvo . Questa iguaria deve ser degustada com um “risotto” ou com o tipico prato de pasta o “tajarin” piemontese :-) .
Ir a "caça" de Tartufo (Trufa) è uma experiência fantastica, mas è uma atividade super segreta e por isto não è facil achar o "tartufaio" (pessoas com permissão de "caçar" o Tartufo) disponivel à partilhar estes tesouros das suas terras. Existem tours estudados e dedicados à estas iguarias, mas funcionam mais como demonstração.
No entanto, se voce estiver neste mês de setembro por estas verdes colinas, ocorre o “Salone del Gusto” promovido pelo movimento Slow Food (nasceu na cidade de Bra, provincia di Cuneo), na cidade de Torino, Região do Piemonte.

O Salone del Gusto è uma oportunidade para poder explorar e degustar as maravilhas deste pais e curiosidades do mundo no setor alimentar. Neste 5 dias toda a Região do Piemonte è envolvida, e muitos tours dedicados pelas cidade de Asti, Cannelli, Alba, Cuneo, e pelo Monferrato para conhecer de perto delicias desta Região.
Este Festival não è somente para comer, mas parte da mais ampla partilha possível de conhecimentos e tenta estimular e incentivar a mudança nos nossos hábitos alimentares.

Curioso? Te espero por aqui para te levar à descobrir os tesouros destas Verdes Colinas e apaixonar-se por este territorio.

Baci e Abbracci