Viajar gratis (ou quase) pela Italia

E possivel ainda hoje viajar gratis? Ou achar passeios para explorar uma cidade sem gastar dinheiro?
A resposta è sim!

Na semana de novembro as pousadas (B&B) que fazem parte do circuito oferecem acomodação noturna e café da manhã gratuito em troca de serviços (por exemplo, uma sessão de fotos da estrutura, trabalho de carpinteiro, ou hidraulico). Descubra as estruturas que fazem parte e coloque as tua habilidades à disposiçao. Algumas pousadas no Monferrato oferecem este “barato” troca de serviço o ano inteiro.

E’ possivel invez enriquecer a tua experiencia através este site https://www.couchsurfing.com/ entrando em contato com mais de 400.000 anfitriões que desejam hospedá-lo e organizar eventos e visitas gratuitas para você. E um dos fundadores deste network è brasileiro, Leonardo Bassani da Silveira junto a outros amigos Casey Fenton, Daniel Hoffer e Sebastian Le Tuan criaram este network no 2004

Mas è gratis? Sim!
Como um bom hospede a gentileza pode ser um otimo modo para agradecer a hospitalidade, oferecendo a preparaçao de um prato típico ou uma receita (um doce que vc sabe preparar, um novo tipo de preparar a carne ou trocar segredos de cozinha), ou ensinar um pouco de samba :-) ou palavras em portugues. Quem escolhe este tipo de network sao pessoas prontas a socializar e a curiosidade de misturar-se com as pessoas locais.

hotel ostellerie.jpg

Se voce è jovem entre 17 e 30 anos è o momento de partir fazendo o bem.


O SVE (serviço de volontariato europeu) permite que todos os jovens entre 17 e 30 anos viajem de graça no mundo, realizando trabalhos voluntários na Europa e nos países da área euromediterrânica por um período que varia de 2 semanas a 12 meses.

"O Serviço Voluntário Europeu é praticamente GRATUITO !! Despesas de viagem, alimentação, hospedagem, transporte local, seguro de saúde, curso de idiomas e dinheiro mensal são cobertos e financiados pela Comissão Europeia "

Como locomover-se gastando menos?

Um modo para se locomover pela Italia e economizar è usar o serviço Blablacar. Uma carona com preços convenientes e novos amigos. Para usufruir deste serviço, crie uma conta no Blablacar e procure a tua destinaçao e o companheiro certo para a tua viagem. Nao è um serviço de taxi mas um modo de viajar comparitlhando a viagem fazendo novas amizades.


Na Europa e no resto do mundo, uma das empresas mais populares é a FlixBus, que conecta centenas de cidades de ônibus a partir de 5 euros: gaste metade ou um terço a menos do que o trem!.
O bilhete pode ser adquirido on-line ou com o aplicativo ou diretamente a bordo. E se você viaja com amigos, há descontos para grupos de 3 ou mais pessoas.
E’ tambem possivel economizar viajando de trem escolhendo os horarios noturnos. Exemplo: A viagem com partida da cidade de Milano Centrale à Paris viajando na hora noturna custa 59,00 €. No site Treni Italia.

Estaçao Central de trem em Milano, Italia

Estaçao Central de trem em Milano, Italia

A tua viagem na Europa

Interrail pode ser uma ideia para viajar de trem com um itinerario estudado antecipadamente O site oferece dicas e trajetos para explorar a Italia e a Europa. Hoje viajar con interrail è para todos e nao somente ao publico jovem.
Para ter otimas ofertas de preços utilizando os trens de alta velocidade è necessario reservar com antecedência as poltronas principalmente no verão.

Viajar gratis hoje è possivel, mais do que anos atras, mas certamente nao è para todos, pois è mais indicada para aventureiros que querem descobrir o mundo deixando o conforto ( e faz muito bem). Quando eu vim a primeira vez para a Italia eu estava pronta a abraçar as novas aventuras, disponivel a compartilhar casa com desconhecidos porque eu queria aprender, viver a minha vida enriquecendo-a de novas experiencias e sobretudo saindo da minha area de conforto.
Hoje eu continuo abraçando a aventura de descobrir novos lugares, pessoas, sensaçoes, sabores, belezas, mas com um objetivo diferente: Colher os frutos da dolce vita que è morar em um dos paises mais bonitos do mundo.

Pronto para partir?