Monet chegou no Monferrato
set
13
para 20 de fev

Monet chegou no Monferrato

Se voce gosta de arte como eu, nao pode perder a oportunidade de visitar a mostra de pintura Impressionista que inclui Monet, Renoir, Delacroix no bellissimo e importante Palazzo Mazzetti da cidade de Asti. no Piemonte.
75 obras de arte do movimento Impressionista para serem apreciadas na mostra denominada “Monet e gli impressionisti in Normandia. Capolavori dalla Collezione Peindre en Normandie” .

O movimento de arte impressionismo não nasceu espontaneamente, foi o resultado de uma evolução estilística progressiva. Sua alma é a impressão. Suas obras expressam pura e simplesmente as impressões sentidas pelos pintores diante do ambiente, sem se preocupar com as restrições impostas pela pintura acadêmica. O objetivo desses pintores é capturar uma visão instantânea, dividi-la em pinceladas e deixar o espectador a reconstruir essa imagem.

Inclua na tua viagem ao Piemonte a oportunidade de visitar a “Normandia” atravès a arte impressionista deste pintores fantasticos.

E se voce nao conhece a Normandia no ano proximo 2020 acontecerà O Festival Normandia Impressionista, um otimo motivo para conhecer este pais que tanto influenciou pintores com suas belezas naturais.





Exibir Eventos →

O que fazer no Piemonte em setembro?
set
20
para 23 de set

O que fazer no Piemonte em setembro?

Cheese 2019, a feira do Queijo acontece na cidade de Bra (CN) . Do dia 20 ao 23 de setembro.

Prepara as malas pois este evento è uma das coisas melhores para quem, como eu, ama queijos. Uma festa de queijos de toda a penisola italiana e convidados de todo o mundo, atè do Brasil.
O Evento Cheese é promovido e reforçado pela associaçao Slow Food com sede na cidade de Bra, provincia de Cuneo, na Regiao do Piemonte.

Quatro dias para descobrir queijos italianos e internacionais e entrar em contato com tantas naçoes que produzem nao somente queijo.
A feira do queijo acontece de dois em dois anos, por isto è melhor nao pensar muito em vir :-)
Bra se tornou famosa na Itália e no mundo por ser o lar do movimento Slow Food, e por sua excelente salsicha, por seus eventos de abertura internacional e por ser um dos berços do barroco piemontese.

Este evento tornou-se nao somente um encontro de golosos de queijos, mas um ponto de referencia para quem è a procura do bom gosto a tavola. Aqui no link è possivel se ter uma ideia daquilo que voce poderà encontrar.
Do queijo ao sorvete, da salsicha à cerveja, do vinagre ao oleo em um unico lugar por quatro dias serà possivel fazer uma viagem gourmet pela italia inteira sem sair de Bra.
E se voce alongar a tua viagem, porque nao programar visitas diretamente aos produtores? Poder entrar em contato diretamente com as pessoas locais è a melhor maneira de viver uma viagem autentica.

Exibir Eventos →
Vindima na Italia. E' tempo de colheita.
set
9
para 30 de set

Vindima na Italia. E' tempo de colheita.

Setembro è mes da vindima onde o trabalho de um ano inteiro è resumido em um cesto de uvas :-). O momento da colheita chegou e partecipar a uma Vindima è descobrir a essencia de uma terra.
18.000 vinícolas no Piemonte, que cuidam de 44.449 hectares de vinhedos, gerando uma exportação perto de um bilhão de euros e afetando 60% do vinho produzido no Piemonte, que acaba em 70% nos países da UE e 30% fora da UE

É uma viticultura caracterizada pelo território montanhoso caracterizado pelas paisagens vitícolas protegidas pela UNESCO de Langhe, Roero e Monferrato. Um território em muitos casos em uma encosta íngreme, onde o trabalho manual ainda tem um papel central.


Aqui as vinicolas abertas do Piemonte, para este momento esperado e importante do vinho.

Enquanto isso, na cidade de Asti, a tão esperada edição n. 53 da Exposição Nacional de Vinho "Douja d'Or".

Mas o que è esta festa?
No dialeto piemontês, o "Douja" (pronunciado duia) é o antigo recipiente de terracota usado para decantar, preservar e servir o vinho. A máscara piemontesa de Gianduja, Gian d'la Douja, usada em vez do copo para degustar o vinho.

Em Asti, a "Douja d'Or" sempre foi sinônimo de festival do vinho. Um evento, concebido em 1967.

Para esta edição do Salone della Douja, de 6 a 15 de setembro, o centro histórico de Asti será transformado como sempre em uma colorida "cidade vinícola", na qual todos os vinhos DOC serão apresentados para degustação e venda. Docg e Igp premiados no concurso nacional de vinhos "Douja d'Or 2019" Award n. 47: 268 rótulos selecionados, representando 164 empresas de toda a Itália, nas quais se destaca o Piemonte, premiadas com 109 vinhos, seguidos à distância pela Sicília (18) e Veneto (17). No pódio das províncias do Piemonte, Asti com 52 selos premiados, seguidos por Cuneo (40) e Alessandria (11). A lista dos 29 vinhos que conseguiram o prestigiado Oscar Douja d'Or.

Exibir Eventos →
Palio de Asti, no Piemonte
set
1
10:00 AM10:00

Palio de Asti, no Piemonte

A primeira data escrita desta corrida chamada Palio na cidade de Asti, Piemonte surge no ano 1275, mencionada após a sua vitória contra o inimigo de todos os tempos, a cidade de Alba, no territorio Langhe, no Piemonte.

O Palio de Asti e o Palio de Siena há muitas diferenças, a partir da continuidade histórica: se em Asti è um o orgulho em ter a corrida documentada já em 1275 e, portanto, sendo a mais antiga, houve décadas em que o Palio não foi disputado, enquanto na cidade de Siena nunca foi interrompido essa tradição que permanece intacta até os dias atuais desde o ano 1300.

A corrida tambem è diferente entre um cidade e outra, enquanto em Siena a segunda chegada é considerada a primeira dos perdedores (e, portanto, não ganha nenhum prêmio), em Asti há prêmios menores, todos com um significado histórico: uma bolsa de moedas de prata, as esporas, o galo vivo, o cocar, a anchova.

Em Asti, este ano se festeja os 1900 anos do Martirio di San Secondo, Padroeiro da cidade. A cidade inteira serà uma festa, alias toda a semana que precede o Palio iniciam os festejamentos.

Photo by  Gene Devine  on  Unsplash

Photo by Gene Devine on Unsplash

Nos tempos antigos a corrida era ao longo das estradas de terra passando pelos extremos da cidade chegando ao coraçao da cidade na epoca.

Hoje na central Piazza Alfieri, em apenas duas semanas o cenario se transforma e è montado o autódromo onde o cavalos correrão, as arquibancadas para o público e os estábulos que sediarão os eventos, transformando a atmosfera desta cidade com uma rica historia medieval.

IMG_7950.JPG
Exibir Eventos →