Voltar para Todos os Eventos

Palio de Asti, no Piemonte

A primeira data escrita desta corrida chamada Palio na cidade de Asti, Piemonte surge no ano 1275, mencionada após a sua vitória contra o inimigo de todos os tempos, a cidade de Alba, no territorio Langhe, no Piemonte.

O Palio de Asti e o Palio de Siena há muitas diferenças, a partir da continuidade histórica: se em Asti è um o orgulho em ter a corrida documentada já em 1275 e, portanto, sendo a mais antiga, houve décadas em que o Palio não foi disputado, enquanto na cidade de Siena nunca foi interrompido essa tradição que permanece intacta até os dias atuais desde o ano 1300.

A corrida tambem è diferente entre um cidade e outra, enquanto em Siena a segunda chegada é considerada a primeira dos perdedores (e, portanto, não ganha nenhum prêmio), em Asti há prêmios menores, todos com um significado histórico: uma bolsa de moedas de prata, as esporas, o galo vivo, o cocar, a anchova.

Em Asti, este ano se festeja os 1900 anos do Martirio di San Secondo, Padroeiro da cidade. A cidade inteira serà uma festa, alias toda a semana que precede o Palio iniciam os festejamentos.

Photo by  Gene Devine  on  Unsplash

Photo by Gene Devine on Unsplash

Nos tempos antigos a corrida era ao longo das estradas de terra passando pelos extremos da cidade chegando ao coraçao da cidade na epoca.

Hoje na central Piazza Alfieri, em apenas duas semanas o cenario se transforma e è montado o autódromo onde o cavalos correrão, as arquibancadas para o público e os estábulos que sediarão os eventos, transformando a atmosfera desta cidade com uma rica historia medieval.

IMG_7950.JPG
Evento Posterior: 9 de setembro
Vindima na Italia. E' tempo de colheita.