Voltar para Todos os Eventos

Vindima na Italia. E' tempo de colheita.


Setembro è mes da vindima onde o trabalho de um ano inteiro è resumido em um cesto de uvas :-). O momento da colheita chegou e partecipar a uma Vindima è descobrir a essencia de uma terra.
18.000 vinícolas no Piemonte, que cuidam de 44.449 hectares de vinhedos, gerando uma exportação perto de um bilhão de euros e afetando 60% do vinho produzido no Piemonte, que acaba em 70% nos países da UE e 30% fora da UE

É uma viticultura caracterizada pelo território montanhoso caracterizado pelas paisagens vitícolas protegidas pela UNESCO de Langhe, Roero e Monferrato. Um território em muitos casos em uma encosta íngreme, onde o trabalho manual ainda tem um papel central.


Aqui as vinicolas abertas do Piemonte, para este momento esperado e importante do vinho.

Enquanto isso, na cidade de Asti, a tão esperada edição n. 53 da Exposição Nacional de Vinho "Douja d'Or".

Mas o que è esta festa?
No dialeto piemontês, o "Douja" (pronunciado duia) é o antigo recipiente de terracota usado para decantar, preservar e servir o vinho. A máscara piemontesa de Gianduja, Gian d'la Douja, usada em vez do copo para degustar o vinho.

Em Asti, a "Douja d'Or" sempre foi sinônimo de festival do vinho. Um evento, concebido em 1967.

Para esta edição do Salone della Douja, de 6 a 15 de setembro, o centro histórico de Asti será transformado como sempre em uma colorida "cidade vinícola", na qual todos os vinhos DOC serão apresentados para degustação e venda. Docg e Igp premiados no concurso nacional de vinhos "Douja d'Or 2019" Award n. 47: 268 rótulos selecionados, representando 164 empresas de toda a Itália, nas quais se destaca o Piemonte, premiadas com 109 vinhos, seguidos à distância pela Sicília (18) e Veneto (17). No pódio das províncias do Piemonte, Asti com 52 selos premiados, seguidos por Cuneo (40) e Alessandria (11). A lista dos 29 vinhos que conseguiram o prestigiado Oscar Douja d'Or.

Evento Anterior: 1 de setembro
Palio de Asti, no Piemonte
Evento Posterior: 13 de setembro
Monet chegou no Monferrato