Por que voce deveria conhecer o Monferrato!

 
 
Snapseed.jpg
colline alice bel cole.jpg

Patrimonio Mundial Unesco

O Monferrato (Monfrà [mʊɲ'fra] em Piemontese, Mons ferratus em latim) é uma região histórica do Piemonte. Seu território, quase exclusivamente montanhoso, encontra-se principalmente nas províncias de Alessandria e Asti, faz fronteira com a Região da Liguria e também com a província de Cuneo, onde encontra-se as maravilhosas terras Langhe e Roero.

Localizada no Piemonte, entre as províncias de Asti e Alessandria, o Monferrato é um territorio rica em tradições, castelos, história e maravilhas gastronômicas, tanto que foi obtida em 2014, junto com a vizinha Langhe e Roero, a reconhecimento do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

O Monferrato é um dos territorios vinícolos italianos, conhecidos pelos seus vinhos tintos e espumantes (foi aqui no Piemonte que nasceu o primeiro espumante italiano).

Voce sabia que o territorio do Monferrato fica distante apenas 80 km de Milano?


Comida tipica Monferrina

A cozinha é, sem dúvida, uma parte importante da cultura italiana. A cozinha italiana é conhecida em todo o mundo, especialmente por massas, pizzas e sorvetes, mas a variedade de sua comida é muito mais rica.

A massa chamada "Agnolotti " plin" (que significa "beliscar") com recheio de carne, e a massa chamada "tajarin" cortada em tiras fininhas e rica de ovos - um ovo (somente a gema) para cada 100 gramas de farinha), uma maravilha temperada somente com manteiga ou com azeite.
E ainda o “Vitello Tonnato”, A “Bagna Caoda” (uma salsa feita de anchovas para comer com verduras cruas e cozidas), Salame cru, Salame cozido, La Muletta (tipo de salame produzido somente aqui), o unico e o inimitavel Tartufo Bianco (Trufas Brancas), a carne ou verduras “in carpione” (bisteca milanese curtida no oleo e vinagre) e ainda os doces; como o “Bunnet”pudim de chocolate com amaretto, as avelas IGP do Piemonte, os Gianduiotti (chocolate) e enfim otimos cafes como o “bicerin” desde 1763 na cidade de Torino (capital da Regiao do Piemonte).

Tartufo Bianco

Tartufo Bianco

Agnolotti

Agnolotti

Bagna Caoda

Bagna Caoda


IMG_5888-01.jpeg
IMG_6039-01.jpeg

Vinhos, espumantes e grappa do Monferrato

18.000 vinícolas no Piemonte, que cuidam de 44.449 hectares de vinhedos, gerando uma exportação próxima a um bilhão de euros e afetando 60% do vinho produzido no Piemonte, que termina em 70% nos países da UE e 30% fora da UE.

Barbera, Dolcetto, Nebbiolo, Grignolino, Passito, Moscato, Asti Espumante, Bonarda, Croatina, Gavi o Cortese, Ruchè, Arneis, Erbaluce di Caluso, Brachetto d’Acqui, Nebbiolo, Timorasso, Bonarda, Croatina, Freisa, Malvasia e ancora le varie Grappe.


IMG_20190517_164635.jpg

Relax nas Aguas Termais do Monferrato

Em 173 aC, Acqui Terme, cidade da Regiao do Piemonte, no territorio do Monferrato, já era famosa por suas águas quentes e ricas em minerais. Quando em 109 a.C. a cidade das aguas foi conectada às outras províncias, viveu um grande crescimento no periodo romano.
A sua posicao geografica era un passaggio importante que ligava a Regiao da Lombardia, Espanha e o litoral da Regiao da Liguria.



RFLHE8981.JPG

esporte pelas verdes colinas do Monferrato

A bicicleta è um esporte nacional na Italia, mas Aqui no Piemonte, existem muitas razoes para ser una paixao. Aqui nasceram grandes ciclistas que percorreram por estas Verdes Colinas do Monferrato.
Fausto Coppi nasceu por estas colinas e com apenas 20 anos ganhou seu primeiro giro d'Italia e foi o único ciclista a triunfar nessa idade, tornando-se imediatamente um mito.

Moutain bike ou bicicleta da estrada o que nao faltam aqui sao estradas para percorrer e descobrir a beleza deste territorio sob as duas rodas.